Indicação de leitura: “Art in the After-Culture: Capitalist Crisis and Cultural Strategy” /por Ben Davis
- Leandro Matias

- Nov 27, 2024
- 2 min read
Updated: Mar 13, 2025

“Art in the After-Culture: Capitalist Crisis and Cultural Strategy” explora um tema central para o nosso tempo: o papel da arte em meio a grandes transformações culturais e econômicas. O livro é um convite a reflexão sobre o valor da cultura em períodos de mudanças e adaptações, sugerindo que, em momentos de incertezas, a arte pode desempenhar um papel essencial ao nos ajudar a repensar nossas relações, nossas cidades e nossos modos de vida.
Para o autor, na chamada “After-Culture” — uma cultura que se posiciona após grandes transformações — a arte não é apenas expressão, mas também um espaço para novas possibilidades. A cultura aqui não é apenas para ser consumida, mas para inspirar, abrir caminhos e propor soluções criativas e acessíveis para os desafios da sociedade atual. Ela questiona o que significa valor e bem-estar, convidando o leitor a refletir além da superfície.
Ben Davis, sugere ainda que, ao longo da história, a cultura e a arte têm servido como ferramentas para inspirar e conectar as pessoas, promovendo visões que podem melhorar nossa convivência e enriquecer a experiência coletiva. Nesse contexto, “Art in the After-Culture” vê a arte como um ponto de encontro para diversos saberes e visões, onde cada perspectiva acrescenta uma nova camada para entender o momento atual e as oportunidades que ele apresenta.
Em uma nota pessoal, podemos dizer que esta obra não é um manual com respostas prontas, mas uma exploração de como a cultura e a criatividade podem enriquecer nosso entendimento de progresso. Ben Davis oferece uma leitura inspiradora para aqueles que veem na arte um espaço de possibilidades e que acreditam no seu potencial para apoiar e fortalecer o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Leandro Matias, CEO It Homes
Empresário e consultor, Leandro é administrador de empresas, bacharel em direito, especialista em marketing, técnico em transações imobiliárias e pós-graduando em desenvolvimento urbano estratégico pelo Instituto Cidades Responsivas. Há 18 anos trabalha com comunicação, customer experience e inteligência de mercado para solucionar desafios em percepção de marcas, negócios e produtos imobiliários.






Comments